Após “atirar” para todo lado, Multilaser reduz portfólio e mira rentabilidade

Após “atirar” para todo lado, Multilaser reduz portfólio e mira rentabilidade

Produtos com a marca Multi (imagem: divulgação)

Resumo

A Multi vai reduzir seu portfólio de 5 mil para 3,5 mil produtos, cortando quatro categorias.
O número de marcas será reduzido de 20 para cerca de nove.
A empresa deve abrir mão de produtos que representam 10% do faturamento.
Dispositivos como TVs, computadores, roteadores e smartphones Oppo continuarão no catálogo.

O grupo de eletrônicos Multi está revendo todo o portfóflio: a ideia é reduzir de 5 mil para 3,5 mil produtos, de acordo com o CEO Alexandre Ostrowiecki. A antiga Multilaser pretende parar de vender ao menos quatro categorias de produtos, dentre eles os smartphones básicos.

Ostrowiecki revelou a estratégia em entrevista ao site de negócios Neofeed e as informações foram confirmadas pelo Tecnoblog. Na prática, o portfólio de 20 marcas deve cair para cerca de nove, segundo as estimativas mais recentes.

Ostrowiecki avalia que a Multi lançou muitos produtos com diversos modelos, várias opções de cor e, em alguns casos, a mesma faixa de preço. O corte de um terço dos SKUs (modelos únicos) deve impactar apenas 10% do faturamento. “Decidimos que era melhor focar nos 90% restantes do que atirar para todos os lados”, afirmou o executivo.

Produtos que devem sair de linha

Smartphones de entrada

Brinquedos para pets

Acessórios esportivos

Parte do portfólio de mouses (antes com 80 modelos)

Produtos que devem permanecer no catálogo

Televisores

Computadores

Roteadores

Motos elétricas (Watts)

Smartphones Oppo

Feature phones (telefones muito básicos)

Equipamentos de ginástica (Precor e Freemotion)

Utensílios domésticos leves (Up Home)

Democratização da tecnologia e síndrome de vira-lata

Alexandre Ostrowiecki é CEO da Multi, a antiga Multilaser (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Alexandre Ostrowiecki deu uma entrevista ao Tecnoblog em abril de 2024 na qual tratou dos mais variados assuntos. Ele explicou que a Multi tem o papel de democratizar o acesso a tecnologia. “Somos muito bem aceitos e líderes na parte de tablets, acessórios de PC, gaming, eletroportáteis, itens de saúde como o oxímetro e produtos baby”, disse o executivo.

Noutro polêmico momento da conversa comigo, ele disparou: ”Nós, brasileiros, temos um pouco da síndrome de vira-lata, que é achar que as coisas lá de fora vão ser automaticamente melhores. Será assim em alguns casos, mas em outros não.“ Vale a pena reler o bate-papo.
Após “atirar” para todo lado, Multilaser reduz portfólio e mira rentabilidade

Após “atirar” para todo lado, Multilaser reduz portfólio e mira rentabilidade
Fonte: Tecnoblog