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Por que Eu uso WordPress como CMS e você deveria fazer o mesmo?

Por que Eu uso WordPress como CMS e você deveria fazer o mesmo?

Eae, tudo bele?
Você sabe por que o Chief of Design usa WordPress? Você imagina por que eu o indico caso você precise de um gerenciador de conteúdo?
Pode parecer óbvio as motivações que levaram um projeto como o Chief of Design, que é focado em publicações de conteúdo, usar o WordPress. Afinal o WordPress foi concebido originalmente para construção de blogs e engloba quase 70% do mercado que trabalham com CMSs.
Entretanto existem outras opções no mercado que poderiam muito bem ter sido escolhidas por mim como gerenciador, e elas foram lembradas.Sugiro que você também os leve em consideração quando pensar nos requisitos dos seus projetos. Porém é quase irresistível não indicar o Worpdress a você quando nós temos uma relação de satisfação com este CMS. Não que não tenha problemas com ele, claro. Todo sistema tem, ou pode, ter problemas. Isso é normal.
Mas longe de expor uma opinião de torcedor, os argumentos aqui apresentados serão baseados em constatações observadas muito antes de fundar o Chief e espero que possa te ajudar em suas escolhas futuras, optando ou não por WordPress.
Então vamos saber por usamos WordPress por aqui?
WordPress é fácil para instalar, configurar, gerenciar e manter
Umas das questões que tenho que lidar é administração de tempo. Ah , como é complicado, viu!
Então lidar com uma ferramenta que traga facilidades é um dos pré-requisitos para escolha de um CMS.
Já naquele tempo, quando comecei a rascunhar as primeiras ideias sobre o Chief, ganhar tempo era uma prioridade, afinal só poderia mexer no projeto nos momentos de folga e dedicar o maior tempo com criação de conteúdo e o mínimo com gerenciamento.
Para quem for instalar o WordPress pela primeira vez pode se surpreender se espera por uma instalação complexa. Porque é simples e rápido.
Em questão de configuração e gerenciamento a curva de aprendizagem é curta. E o CMS avisa sobre a necessidade de atualizações que podem ser feitas a um clique.
Caso você queira saber como instalar o WordPress veja este artigo.
E dependendo da hospedagem que utilizar essa ação pode até ser mais simples com instaladores automáticos. Como a Hostnet, por exemplo que tem o seu próprio sistema de instalação focado em WordPress.
É de código aberto

Vista que o Chief era um projeto que estava começando, umas das premissas era atingir os primeiros objetivos com o mínimo de recursos possíveis, ou seja, com pouca audiência prevista nos primeiros meses não se justificava investir em ferramentas caras, servidor dedicado e no que se refere a gerenciador, logicamente, soluções pagas estavam fora de cogitação. Uma solução open source era o que eu buscava.
Pois bem. O WordPress é open source e livre de restrições comerciais e limitações. Você pode baixá-lo e subi-lo no servidor de hospedagem que você escolher e usar da forma que você bem entender.
Possui uma comunidade enorme

Esse lado positivo do WordPress eu enxerguei muito antes mesmo de passar em minha mente em construir um blog sobre conteúdos para Web. Foi quando tive a necessidade de construir um site dinâmico e não sabia por onde começar, que encontrei soluções práticas na grande comunidade que cria conteúdos sobre WordPress, e soube que a partir daí teria respostas para grande parte das minhas dúvidas.
Essa comunidade enorme é consequência de um enorme número de seguidores sedentos por conteúdo. Daí o resultado foi “zilhões” de sites que falam sobre o assunto, um fórum feito especialmente para dar suporte, diversos eventos presenciais sobre o tema pelo mundo e desenvolvedores que criam temas e plugins para o WordPress.
Sabendo disso antecipadamente tive a certeza que o Chief estaria bem amparado.
Lógico que tem muita coisa espalhada na web e que você tem que angariar com paciência, ou optar por treinamentos como o meu curso Web Designer Pro, que possui módulos organizados sobre esse assunto.
Além da comunidade Web, também existem eventos presenciais da comunidade como palestras, workshops e meetups. Inclusive no wordcamp de 106 em São Paulo, eu estava lá. Duvido você me encontrar na foto abaixo

Ele é amigável para os mecanismos de buscas
Ter um site “encontrável” é objetivo para qualquer projeto, independente da ferramenta que você desenvolve. Você pode criar um site estático somente com HTML e CSS, mas sua preocupação com SEO deve estar presente.
De nada adiantaria escolher um CMS para o Chief, por melhor que ele seja, que não fosse amigável aos mecanismos de buscas. E WordPress é bem-conceituado neste quesito.
Nada mais, nada menos que Matt Cutts, engenheiro de software e ex-chefe da equipe de spam da web no Google declarou que o WordPress cuida de 80 a 90% de SEO.

Sem contar que você pode instalar uma funcionalidade através de um plugin gratuito chamado Yoast SEO que facilita e muito sua vida, provendo vários aspectos de SEO em seus sites.
Não abro mão deste plugin no Chief. Se você quiser saber mais sobre plugins importantes para o seu site em WordPress, sugiro que leia este outro artigo do aqui do blog.
WordPress é muito mais que um gerenciador para blogs
Já passou da época em que o Worpdress era um ótimo gerenciador de blog. Na verdade, ele é um CMS completo para todos tipos de sites. Basta a instalação de alguns plugins e você já tem uma loja virtual ou uma rede social.
Enquanto projetava o Chief of Design, vislumbrava o que mais um gerenciador de conteúdo poderia prover se eu quisesse oferecer de forma diferente os meus conteúdos. De repente poderia me ver com a necessidade de fornecer aos meus seguidores uma área de membros, poderia necessitar de algum recurso que me ajudasse a conquistar leads, etc.
Hoje em dia, boa parte destes recursos são realidades mesmo que através de plugins premium (pagos). O que faz que eu tenha uma melhor interação com meus seguidores além da interface do blog.
O WordPress possibilita a integração, desde que você adquira ferramentas corretas,desde criados de landingpages, áreas de membros até com ferramentas de e-mail marketing, por exemplo.
Interface de administração intuitiva

Está aí uma coisa que gosto muito no WordPress. A interface administrativa deste CMS é muito boa. O que faz que em pouco tempo usuários comuns possam gerenciar seus projetos.
A interface é intuitiva, fácil de usar e de acessar dados.
Acredito que esse é um os diferenciais do WordPress que você pode levar em consideração na hora de escolher um CMS.
Afinal, grande parte (ou praticamente tudo) das ações que um cliente realizará em um site dinâmico, construído por você, será na área administrativa. E o WordPress manda bem no que se refere ao Design de interface de usuário.
O WordPress possui ótimos temas modernos e responsivos

Existe uma gama de desenvolvedores que constroem sites adaptados para diferentes resoluções de telas. Isso já esperado quando comecei a descobrir o WordPress, tanto que quando comecei o Chief sabia que encontrar um bom tema responsivo não seria problema.
Claro que tendo conhecimentos em CSS, você poderá trabalhar ainda mais a responsividade de seus sites (sobre personalização vou falar mais à frente). Foi o que eu fiz no tema que o Chief usa atualmente.
O WordPress possui uma ferramenta de busca que possibilita encontrar diversos temas. Possui até filtro por características. Mas caso não encontre nos gratuitos o tema o ideal para  você, pode optar por temas pagos como os do site themeforest.
O WordPress possui plugins que são uma mão na roda

O WordPress foi criado para ser estendido. E esta forma de extensão é gerada pelos chamados plugins. A comunidade web aderiu a esta possibilidade e por isso que desenvolvedores em todo mundo criam funcionalidades extras, a todo tempo, que são adicionadas ao núcleo do gerenciador.
Pensou em uma funcionalidade para seu site? A chances de Worpdress ter um plugin que supre essa necessidade é grande.
Reconheço que outros CMSs, como o Drupal e o Joomla, dispõem de extensões como os plugin do Worpdress, mas a disponibilidade e variedade do WordPress é impressionante.
Existem alguns plugins que são tão bem classificados que dificilmente imagino o Chief sem alguns deles.
São plugins para SEO, segurança, performance, redes sociais, formulários, entre tantas funcionalidades que fico pensando o que seria de mim se tivesse que desenvolver tudo isso. Com poucos cliques você instala e ativa e, se precisar, realizar algumas configurações.
Obs.: Só não abuse no uso de plugins para não diminuir a performance de seus sites.
Altamente personalizável
A minha preocupação na hora de construir os meus projetos era se com apenas o domínio de HTML e CSS e fuçando na documentação do WordPress, seria possível personalizar um tema, que baixei na web, a partir do código inserindo campos e seções e personalizando o layout. E a resposta foi sim, tanto que visualmente o blog do Chief é muito diferente do tema original.
Esta personalização é feita através de temas filhos, assunto que poderemos abordar no futuro.
Se você manja de PHP você poderá ter um domínio ainda maior da personalização, pois grande porcentagem da parte funcional de um tema WordPress é formada por arquivos com extensão .php.
É possível também que você faça uma personalização mais abrangente se você dominar a criação de temas raiz ou a partir de um framework para ganhar mais tempo, como por exemplo o framework Odin, desenvolvido pela comunidade brasileira de WordPress.
Temas a partir do zero, temas a partir de frameworks e temas filhos são as formas que possibilitam um projeto altamente personalizável. Todavia ainda existe uma forma que possibilita uma menor de customização, que é através da customização do tema. Essa personalização varia de tema para tema e não mexe de forma efetiva com códigos.
Dependendo do tema é possível alterar a cor de fundo, a imagem de cabeçalho, inserir logo, inserir widgets e até mexer na tipografia.
Em comparação com os outros métodos citados anteriormente ele é bem inferior, porque não permite mexer de forma efetiva e profunda no layout.
 Por que você deveria usar WordPress em seus sites?
Acredito que você já tenha percebido o potencial do wordpress e que utilizá-lo é uma ótima escolha se precisas de sites dinâmicos.
O WordPress pode trazer boas vantagens como: facilidade de instalação e gerenciamento, uma comunidade disposta a oferecer os melhores conteúdos de suporte, um site otimizado para os mecanismos de buscas, funcionalidades extras e temas diversos e a possibilidade de customização. Tudo isso já seria suficiente para aderir a este CMS.
Mas caso você ainda esteja na dúvida que tal testá-lo?
Sim, você pode testar o WordPress de fora local, ou seja, no seu computador, sem precisa de uma hospedagem.
Nos diga oque acha: você acredita que o WordPress é uma boa escolha para maioria de seus projetos? Caso queria testar, leia esse artigo do Chief.
Caso tenha dúvidas, opiniões e relatos sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo. A sua participação é importante
Forte Abraço.
Até mais.
Referências
WordCamp SF: Google & What You Need to Know
The post Por que Eu uso WordPress como CMS e você deveria fazer o mesmo? appeared first on Chief of Design.

Por que Eu uso WordPress como CMS e você deveria fazer o mesmo?
Fonte: Chef of Design

Por que Eu uso Worpdress como CMS e você deveria fazer o mesmo?

Por que Eu uso Worpdress como CMS e você deveria fazer o mesmo?

Eae, tudo bele?
Você sabe por que o Chief of Design usa WordPress? Você imagina por que eu o indico caso você precise de um gerenciador de conteúdo?
Pode parecer óbvio as motivações que levaram um projeto como o Chief of Design, que é focado em publicações de conteúdo, usar o WordPress. Afinal o WordPress foi concebido originalmente para construção de blogs e engloba quase 70% do mercado que trabalham com CMSs.
Entretanto existem outras opções no mercado que poderiam muito bem ter sido escolhidas por mim como gerenciador, e elas foram lembradas.Sugiro que você também os leve em consideração quando pensar nos requisitos dos seus projetos. Porém é quase irresistível não indicar o Worpdress a você quando nós temos uma relação de satisfação com este CMS. Não que não tenha problemas com ele, claro. Todo sistema tem, ou pode, ter problemas. Isso é normal.
Mas longe de expor uma opinião de torcedor, os argumentos aqui apresentados serão baseados em constatações observadas muito antes de fundar o Chief e espero que possa te ajudar em suas escolhas futuras, optando ou não por WordPress.
Então vamos saber por usamos WordPress por aqui?
WordPress é fácil para instalar, configurar, gerenciar e manter
Umas das questões que tenho que lidar é administração de tempo. Ah , como é complicado, viu!
Então lidar com uma ferramenta que traga facilidades é um dos pré-requisitos para escolha de um CMS.
Já naquele tempo, quando comecei a rascunhar as primeiras ideias sobre o Chief, ganhar tempo era uma prioridade, afinal só poderia mexer no projeto nos momentos de folga e dedicar o maior tempo com criação de conteúdo e o mínimo com gerenciamento.
Para quem for instalar o WordPress pela primeira vez pode se surpreender se espera por uma instalação complexa. Porque é simples e rápido.
Em questão de configuração e gerenciamento a curva de aprendizagem é curta. E o CMS avisa sobre a necessidade de atualizações que podem ser feitas a um clique.
Caso você queira saber como instalar o WordPress veja este artigo.
E dependendo da hospedagem que utilizar essa ação pode até ser mais simples com instaladores automáticos. Como a Hostnet, por exemplo que tem o seu próprio sistema de instalação focado em WordPress.
É de código aberto

Vista que o Chief era um projeto que estava começando, umas das premissas era atingir os primeiros objetivos com o mínimo de recursos possíveis, ou seja, com pouca audiência prevista nos primeiros meses não se justificava investir em ferramentas caras, servidor dedicado e no que se refere a gerenciador, logicamente, soluções pagas estavam fora de cogitação. Uma solução open source era o que eu buscava.
Pois bem. O WordPress é open source e livre de restrições comerciais e limitações. Você pode baixá-lo e subi-lo no servidor de hospedagem que você escolher e usar da forma que você bem entender.
Possui uma comunidade enorme

Esse lado positivo do WordPress eu enxerguei muito antes mesmo de passar em minha mente em construir um blog sobre conteúdos para Web. Foi quando tive a necessidade de construir um site dinâmico e não sabia por onde começar, que encontrei soluções práticas na grande comunidade que cria conteúdos sobre WordPress, e soube que a partir daí teria respostas para grande parte das minhas dúvidas.
Essa comunidade enorme é consequência de um enorme número de seguidores sedentos por conteúdo. Daí o resultado foi “zilhões” de sites que falam sobre o assunto, um fórum feito especialmente para dar suporte, diversos eventos presenciais sobre o tema pelo mundo e desenvolvedores que criam temas e plugins para o WordPress.
Sabendo disso antecipadamente tive a certeza que o Chief estaria bem amparado.
Lógico que tem muita coisa espalhada na web e que você tem que angariar com paciência, ou optar por treinamentos como o meu curso Web Designer Pro, que possui módulos organizados sobre esse assunto.
Além da comunidade Web, também existem eventos presenciais da comunidade como palestras, workshops e meetups. Inclusive no wordcamp de 106 em São Paulo, eu estava lá. Duvido você me encontrar na foto abaixo

Ele é amigável para os mecanismos de buscas
Ter um site “encontrável” é objetivo para qualquer projeto, independente da ferramenta que você desenvolve. Você pode criar um site estático somente com HTML e CSS, mas sua preocupação com SEO deve estar presente.
De nada adiantaria escolher um CMS para o Chief, por melhor que ele seja, que não fosse amigável aos mecanismos de buscas. E WordPress é bem-conceituado neste quesito.
Nada mais, nada menos que Matt Cutts, engenheiro de software e ex-chefe da equipe de spam da web no Google declarou que o WordPress cuida de 80 a 90% de SEO.

Sem contar que você pode instalar uma funcionalidade através de um plugin gratuito chamado Yoast SEO que facilita e muito sua vida, provendo vários aspectos de SEO em seus sites.
Não abro mão deste plugin no Chief. Se você quiser saber mais sobre plugins importantes para o seu site em WordPress, sugiro que leia este outro artigo do aqui do blog.
WordPress é muito mais que um gerenciador para blogs
Já passou da época em que o Worpdress era um ótimo gerenciador de blog. Na verdade, ele é um CMS completo para todos tipos de sites. Basta a instalação de alguns plugins e você já tem uma loja virtual ou uma rede social.
Enquanto projetava o Chief of Design, vislumbrava o que mais um gerenciador de conteúdo poderia prover se eu quisesse oferecer de forma diferente os meus conteúdos. De repente poderia me ver com a necessidade de fornecer aos meus seguidores uma área de membros, poderia necessitar de algum recurso que me ajudasse a conquistar leads, etc.
Hoje em dia, boa parte destes recursos são realidades mesmo que através de plugins premium (pagos). O que faz que eu tenha uma melhor interação com meus seguidores além da interface do blog.
O WordPress possibilita a integração, desde que você adquira ferramentas corretas,desde criados de landingpages, áreas de membros até com ferramentas de e-mail marketing, por exemplo.
Interface de administração intuitiva

Está aí uma coisa que gosto muito no WordPress. A interface administrativa deste CMS é muito boa. O que faz que em pouco tempo usuários comuns possam gerenciar seus projetos.
A interface é intuitiva, fácil de usar e de acessar dados.
Acredito que esse é um os diferenciais do WordPress que você pode levar em consideração na hora de escolher um CMS.
Afinal, grande parte (ou praticamente tudo) das ações que um cliente realizará em um site dinâmico, construído por você, será na área administrativa. E o WordPress manda bem no que se refere ao Design de interface de usuário.
O WordPress possui ótimos temas modernos e responsivos

Existe uma gama de desenvolvedores que constroem sites adaptados para diferentes resoluções de telas. Isso já esperado quando comecei a descobrir o WordPress, tanto que quando comecei o Chief sabia que encontrar um bom tema responsivo não seria problema.
Claro que tendo conhecimentos em CSS, você poderá trabalhar ainda mais a responsividade de seus sites (sobre personalização vou falar mais à frente). Foi o que eu fiz no tema que o Chief usa atualmente.
O WordPress possui uma ferramenta de busca que possibilita encontrar diversos temas. Possui até filtro por características. Mas caso não encontre nos gratuitos o tema o ideal para  você, pode optar por temas pagos como os do site themeforest.
O WordPress possui plugins que são uma mão na roda

O WordPress foi criado para ser estendido. E esta forma de extensão é gerada pelos chamados plugins. A comunidade web aderiu a esta possibilidade e por isso que desenvolvedores em todo mundo criam funcionalidades extras, a todo tempo, que são adicionadas ao núcleo do gerenciador.
Pensou em uma funcionalidade para seu site? A chances de Worpdress ter um plugin que supre essa necessidade é grande.
Reconheço que outros CMSs, como o Drupal e o Joomla, dispõem de extensões como os plugin do Worpdress, mas a disponibilidade e variedade do WordPress é impressionante.
Existem alguns plugins que são tão bem classificados que dificilmente imagino o Chief sem alguns deles.
São plugins para SEO, segurança, performance, redes sociais, formulários, entre tantas funcionalidades que fico pensando o que seria de mim se tivesse que desenvolver tudo isso. Com poucos cliques você instala e ativa e, se precisar, realizar algumas configurações.
Obs.: Só não abuse no uso de plugins para não diminuir a performance de seus sites.
Altamente personalizável
A minha preocupação na hora de construir os meus projetos era se com apenas o domínio de HTML e CSS e fuçando na documentação do WordPress, seria possível personalizar um tema, que baixei na web, a partir do código inserindo campos e seções e personalizando o layout. E a resposta foi sim, tanto que visualmente o blog do Chief é muito diferente do tema original.
Esta personalização é feita através de temas filhos, assunto que poderemos abordar no futuro.
Se você manja de PHP você poderá ter um domínio ainda maior da personalização, pois grande porcentagem da parte funcional de um tema WordPress é formada por arquivos com extensão .php.
É possível também que você faça uma personalização mais abrangente se você dominar a criação de temas raiz ou a partir de um framework para ganhar mais tempo, como por exemplo o framework Odin, desenvolvido pela comunidade brasileira de WordPress.
Temas a partir do zero, temas a partir de frameworks e temas filhos são as formas que possibilitam um projeto altamente personalizável. Todavia ainda existe uma forma que possibilita uma menor de customização, que é através da customização do tema. Essa personalização varia de tema para tema e não mexe de forma efetiva com códigos.
Dependendo do tema é possível alterar a cor de fundo, a imagem de cabeçalho, inserir logo, inserir widgets e até mexer na tipografia.
Em comparação com os outros métodos citados anteriormente ele é bem inferior, porque não permite mexer de forma efetiva e profunda no layout.
 Por que você deveria usar WordPress em seus sites?
Acredito que você já tenha percebido o potencial do wordpress e que utilizá-lo é uma ótima escolha se precisas de sites dinâmicos.
O WordPress pode trazer boas vantagens como: facilidade de instalação e gerenciamento, uma comunidade disposta a oferecer os melhores conteúdos de suporte, um site otimizado para os mecanismos de buscas, funcionalidades extras e temas diversos e a possibilidade de customização. Tudo isso já seria suficiente para aderir a este CMS.
Mas caso você ainda esteja na dúvida que tal testá-lo?
Sim, você pode testar o WordPress de fora local, ou seja, no seu computador, sem precisa de uma hospedagem.
Nos diga oque acha: você acredita que o WordPress é uma boa escolha para maioria de seus projetos? Caso queria testar, leia esse artigo do Chief.
Caso tenha dúvidas, opiniões e relatos sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo. A sua participação é importante
Forte Abraço.
Até mais.
Referências
WordCamp SF: Google & What You Need to Know
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Por que Eu uso Worpdress como CMS e você deveria fazer o mesmo?
Fonte: Chef of Design

Como começar a carreira de Web Designer Freelancer?

Como começar a carreira de Web Designer Freelancer?

Eae, td bele?
Recentemente eu gravei uma palestra sobre Como iniciar a sua carreia de Web Designer Freelancer. Eu transmiti essa palestra por lives, via Facebook e Youtube. E depois das lives, muitas pessoas me pediram que eu disponibilizasse a palestra, já que ela foi gravada exclusivamente para o pessoal do curso Web Designer PRO.
Nessa palestra eu falo sobre 7 pilares fundamentais, na minha opinião, sobre a carreira de um Web Designer Freelancer. São pontos chaves que deveriam fazer parte de todo Web Designer Freelancer, porém muitos queimam etapas. Nesse vídeo eu falo com detalhes sobre cada pilar, passo dicas sobre como começar e muito mais conteúdo, utilizando os vídeos-games como analogia.
Portanto se você pretende trabalhar como Web Designer Freelancer, garanto que esse vídeo pode lhe ajudar. E se você já trabalha como freelancer, não se acanhe, pois também tem dicas e relatos que podem ser úteis para você..
Então, senta, relaxa e confira o vídeo abaixo:

 
E você já trabalha como Web Designer freelancer? Deixe o seu comentário abaixo
Caso você tem mais dúvidas mais sobre a profissão Web Designer, eu sugiro que baixe gratuitamente o meu eBook Profissão Web Designer.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]
Conheça o meu curso de Web Design: www.webdesignercursos.com.br
Forte abraço.
Até mais.
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Como começar a carreira de Web Designer Freelancer?
Fonte: Chef of Design

Web Designer precisa saber Programar?

Web Designer precisa saber Programar?

Eae, td bele?
Uma das dúvidas que mais chega para mim, é se um Web Designer precisa saber programar (desenvolver). Percebo também que existe uma certa “fobia de códigos”, principalmente da galera que vem do Design Gráfico.
Normalmente associa-se a parte de códigos com cálculos matemáticos extramente difíceis, que é apenas coisa de nerd, etc. E na verdade tudo isso é muito mais uma balela do que realidade. Esse tipo pensamento está diminuindo, mas ainda tem gente que pensa assim. Principalmente a galera criativa que vem do design, publicidade e comunicação. É até algo um tanto paradoxo, pois normalmente tais áreas paras deveriam ter a mente aberta as novas tecnologias e tendências.
Por causa dessa ideia errada, muita gente que poderia estar trabalhando com Design Web acaba desistindo mesmo antes de começar.
Pensando nisso, eu gravei um vídeo para esclarecer de uma vez por todas essa questão. Eu sei que é difícil encontrar conteúdos na internet de gente que atua na área de tecnologia e que vem da criação.
Claro que não sou o senhor da verdade, mas neste vídeo tento passar a minha experiência e visão sobre essa questão.
Portanto se você pretende ingressar na área de Web Design, atuando como um Designer de Interfaces, criando layouts de sites e de interfaces digitais, sugiro fortemente que você assista o vídeo abaixo que gravei para você. Confira:

 
Espero que goste do vídeo e que ele lhe seja útil na sua jornada
Inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]
Caso queira saber sobre as próximas turmas do meu curso de Web Design, basta acessar: www.webdesignercursos.com.br
E se você tem mais dúvidas mais sobre a profissão Web Designer, eu sugiro que baixe gratuitamente o meu eBook Profissão Web Designer.
Ah… E você pode contribuir deixando o seu comentário abaixo, bele?
Forte abraço.
Até mais.
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Web Designer precisa saber Programar?
Fonte: Chef of Design

5 TED Talks para aumentar sua autoconfiança

5 TED Talks para aumentar sua autoconfiança

É bem provável que você já tenha ouvido sobre o TED Talks e até assistido a alguns vídeos. Aqui, no próprio blog da Locaweb, já publicamos artigos sobre o projeto – que conta com palestras gratuitas e inspiradoras sobre Tecnologia, Entretenimento e Design, por isso o nome TED.
Depois de criarmos uma lista para quem gosta de tecnologia e outra com as lições das apresentações mais populares do TED, dessa vez selecionamos 5 palestras para que você possa dar um up em sua autoconfiança e alcançar seus objetivos com mais foco, determinação e segurança – além de mais inspirado, claro.
// Como construir sua confiança criativa – David Kelley
Para David Kelley a criatividade não pertence a um grupo de pessoas escolhidas. Ela pertence a todos nós, como citamos neste artigo. Basta enfrentarmos o medo de expor nossas ideias.
Durante a palestra ele conta histórias que aconteceram durante a escola, em sua carreira como designer e vida pessoal para mostrar como é possível reconstruir a confiança para criar o que você desejar. [Clique aqui para assistir]
// Experimente algo novo por 30 dias – Matt Cutts
Pense em tudo aquilo que você gostaria de fazer mas não faz porque não tem tempo. Pensou? Matt Cutts tem uma solução: experimentar algo durante 30 dias: ir para o trabalho de bicicleta, começar a academia, escrever um livro… Na palestra ele conta como esse experimento influenciou sua vida e lhe ajudará a pensar sobre suas reais metas. [Clique para assistir]
// O poder da vulnerabilidade – Brené Brown
Já parou para pensar no quanto a vulnerabilidade é importante e o quanto ela beneficia nossas vidas? Nesta apresentação a palestrante Brené Brown conta um pouco de sua experiência pessoal ao buscar conhecer a si mesma e compreender a humanidade.
Ela estuda as conexões humanas, principalmente a capacidade que temos de empatizar, pertencer e amar. Brown levanta um questionamento pertinente: como você pode ser compassivo com as outras pessoas e não ser consigo mesmo? [Clique para assistir]
// Sua linguagem corporal molda quem você é – Amy Cuddy
Pare tudo o que você está fazendo neste momento e realmente assista a este TED. Depois de vê-lo, com certeza irá mudar muito a sua postura – e isso é sério.
A psicóloga social Amy Cuddy mostra como a linguagem corporal pode afetar como as outras pessoas nos veem e, ainda, como nós nos vemos. Nossa postura também pode comunicar e, quando estivermos “posando” de forma confiante, mesmo estando vulneráveis, o ato pode afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro, aumentando as chances de sucesso. [Clique para assistir]
// O poder do tempo livre – Stefan Sagmeister
Você tem descansado? Tem tirado um tempo só para fazer o que gosta, o que lhe faz bem? Na palestra, o designer Stefan Sagmeister fala justamente sobre isso: a importância do tempo livre. A cada sete anos ele fecha o estúdio, em Nova York, durante um ano sabático para atualizar suas perspectivas criativas. Na apresentação ele ressalta o valor do “fazer nada” e como isso pode nos inspirar e deixarmos mais confiantes. [Clique para assistir]
Esperamos que com essa lista de vídeos você consiga se inspirar, fazer boas anotações, colocá-las em prática e ser cada vez mais autoconfiante, seguro do que deseja para si. Boa sorte nessa jornada! ;)
 
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5 TED Talks para aumentar sua autoconfiança
Fonte: Locaweb

Por que você deveria ter um blog

Por que você deveria ter um blog

Há alguns anos tivemos uma febre de blogs no Brasil e no mundo. Na época haviam verdadeiras celebridades virtuais que viviam de seus blogs e da receita que era feita deles, tal como acontece hoje com youtubers e celebridades do vídeo.
A febre passou, os blogs deixaram de ser tão lucrativos, mas continuaram sendo uma fonte importante de informação em diversos nichos, incluindo a área tecnológica.
Para muito além do lucro financeiro, os blogs ainda podem te trazer lucro pessoal. Se você ainda não tem certeza se ter um blog é algo que você quer, vou te apresentar alguns bons motivos para você começar e, com alguma dedicação, colher ótimos frutos no futuro.
// Você não precisa gastar um centavo
Existem diversas plataformas gratuitas onde você pode criar uma conta, escolher o visual do seu blog e sair escrevendo em questão de minutos.
Atualmente temos o Medium, WordPress e outras ferramentas que permitem que você publique seus textos usando Github ou Gitlab sem qualquer custo financeiro.
As únicas coisas que você vai precisar investir são: tempo e dedicação.
// Você aprende a se expressar
Engana-se quem pensa que um profissional nos dias de hoje pode se dar ao luxo, ou à vida triste, de se trancar numa caixa, receber a tarefa de um lado e devolvê-la concluída do outro.
Você precisa aprender a se expressar, seja para explicar seu ponto de vista, seja para negociar com um cliente, com seu chefe ou com sua equipe, ou mesmo para poder se comunicar decentemente.
É triste ver pessoas discutindo nas redes sociais sem a capacidade de formular duas frases que façam sentido ou conversando na rua sem conseguir expor suas ideias de forma clara e concisa.
Quando você se propõe a escrever para outras pessoas, você passa a praticar a escrita, para que seus leitores possam entender seu ponto de vista. Quando você se propõe a escrever sobre um assunto, você passa a praticar a leitura, pesquisando e estudando o tópico antes de simplesmente despejar um caminhão de palavras por aí.
Dessa forma, pouco a pouco, praticando, tentando, acertando e errando, sua capacidade de se expressar vai melhorando e aumentando. Depois de alguns meses você vai olhar para seus textos mais antigos e vai perceber o quanto você progrediu na arte de expor as ideias.
// Você se torna conhecido
Um dos efeitos colaterais mais positivos de se ter um blog é que, com um pouco de dedicação, você pode se tornar uma referência em determinado assunto.
Isso pode abrir portas profissionalmente e criar oportunidades para que você conheça pessoas interessantes e que compartilham dos mesmos gostos e interesses que você.
Você pode, inclusive, ser chamado para falar em algum evento sobre algo que você publicou e pode virar fonte de pesquisa.
Você pode também ajudar pessoas que estão começando, compartilhando experiências e mostrando o caminho das pedras para quem está passando pelas mesmas dores que você passou.
// Você pode descobrir que nasceu para isso
Assim como aprender a tocar um instrumento musical não é algo que acontece de um dia para o outro, escrever pode ser cansativo e frustrante no início.
Porém, com o tempo e com dedicação, você pode descobrir que gosta mesmo daquilo.
Quanto mais você escreve, mais fácil fica e mais ideias você tem para os próximos textos. Com o tempo você aprende a se organizar melhor, a fazer o texto fluir mais; aprende a trazer o leitor para dentro do seu texto, do seu mundo.
Já se imaginou escrevendo e publicando um livro? Posso pessoalmente garantir que não é nada de outro mundo depois de escrever parágrafos e mais parágrafos em blogs por aí.
// Você vai se divertir
Finalmente, assim como alguém que aprendeu a tocar um instrumento musical e pegou gosto pela coisa, você vai achar divertido escrever.
Você vai se interessar em escrever sobre os mais diversos temas. Se você escreve textos técnicos, por que não tentar escrever um conto ou um romance?
Se sua especialidade é a prosa, por que não tentar uma poesia de vez em quando?
Mesmo grandes escritores, apesar de não terem escrito em blogs, gostavam de variar o estilo.
Pode até ser que sua poesia seja bem ruim comparada com a sua prosa, e temos aí Machado de Assis que não nos deixa mentir, mas com certeza você vai sentir o desafio e a diversão de tentar algo que não é sua especialidade.
Até porque, no final das contas, lá no começo você nem ao menos tinha o hábito de escrever, lembra?
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Por que você deveria ter um blog
Fonte: Locaweb

Hostnet – Hospedagem de sites oficial do Chief of Design

Hostnet – Hospedagem de sites oficial do Chief of Design

Eae, tudo bele?
Hoje o artigo é muito especial, porque eu estou aqui para falar da parceria do blog com a empresa de hospedagem Hostnet e como você também pode ganhar 30% de desconto em qualquer plano da Hostnet.
Antes de falar de da empresa, eu quero compartilhar com você a minha história com a Hostnet, pois ela foi a primeira empresa de hospedagem de sites que contratei sozinho, como freelancer.
As primeiras versões do meu site portfólio ficaram alguns anos hospedados na Hostnet. Nunca tive problemas e sempre fui muito bem atendido. Além disso o meu primeiro freela onde faturei acima de 1mil reais, foi via Hostnet.
Antigamente, não sei se eles ainda tem, existia um espaço gratuito dentro do site da Hostnet, onde quem tinha hospedagem podia divulgar o seu trabalho de Web Designer, Desenvolvedor e etc.Então logo após colocar o meu site no ar eu preenchi os dados e divulguei o meu nome, marca e serviços nesse espaço de anúncios.
Depois de algum tempo recebi um e-mail de uma moça que tinha um blog em WordPress, mas que estava travada e não conseguia atualizá-lo. Conversamos via e-mail, depois marcamos uma reunião presencial e assim eu fechei o freela, na época foi a personalização do blog mais o tratamento de algumas imagens, em torno de 1300 reais. Depois desse trabalho ainda fiz mais alguns serviços de Design para a cliente onde tive ganhos acima de 2mil reais.
O tempo passou…Eu fui testar outros serviços… E agora no início de 2017 eu tive  oportunidade de  fazer um PodCast, com o Kauê Linden, fundador da Hostnet., e o Gustavo Guanabara. O pessoal da Hostnet gostou do nosso trabalho e desde então  fechamos uma parceria onde eu migrei TODOS os meus sites para a Hostnet, como por exemplo:

O Blog da Designimador – site sobre Design, Web Design, Design Gráfico, 3D e criatividade.
O site do eBook Solidário de HTML e CSS
O site do meu curso de Web Design. O Web Designer Pro (WDPRO)

Era um objetivo nosso mudar de hospedagem, pois estávamos tendo problemas com a anterior. Quando surgiu a oportunidade de migrar para a Hostnet logo me veio em mente todo o bom trabalho que eles prestaram no passado, então ficou fácil decidir a volta.
Agora, se você não conhece a Hostnet a seguir eu vou falar um pouco sobre ela e quais vantagens você pode ter se optar, assim como eu, em utilizar seus serviços.
Sobre a Hostnet
A Hostnet é uma empresa de hospedagem de sites brasileira e possuí datar centers aqui no Brasil.  Ela foi fundada em 2001 e  é uma empresa  que valoriza a criação, criatividade,  inovação e que acredita no uso de software livre (de código aberto). E 90% dos servidores dela rodam Linux.Todos os aplicativos oferecidos na hospedagem são de código aberto.
Só para você ter uma ideia que essa filosofia de apoio a comunidade e iniciativas  é verdade, a Hostnet apoia vários projetos de educação e tecnologia, como por exemplo o nosso blog Chief of Design e o Curso em vídeo do Professor Guanabara, além de apoiar outras iniciantes e contribuições em código.
Painel de controle próprio
A empresa conta com um painel de controle da hospedagem próprio e  diferenciado, onde os clientes podem administrar a sua hospedagem e todos os recursos, como e-mails marketing e outros aplicativos. E como o painel é feito pela própria Hostnet a melhoria é contínua, pois é baseada nas opiniões e sugestões de seus próprios clientes.
CDN  – Rede de distribuição de conteúdo
Caso você não saiba do que se trata, CDN é o acrônimo de Content Delivery Network, ou em português “Rede de Distribuição de Conteúdo”.
A ideia  dessa tecnologia , como o próprio nome já sugere,  é o de distribuir conteúdo digital através da internet. No caso, o conteúdo de um único site é distribuído por diversos data centers. Assim o seu site ganha muito em velocidade, desempenho e em segurança.
E se você tiver dúvidas, basta fazer uma pesquisa no Google para conferir as vantagens de usar uma CDN em seu site. Para você que tem um blog em WordPress, igual o Chief, por exemplo, isso é ainda mais essencial.
A Hostnet  tem uma parceria com a empresa CloudFlare, que é uma das maiores, quiçá  maior, empresas de CDN do mundo.  Além da  distribuição e proteção do conteúdo do servidor, caso precise, você também pode obter gratuitamente um certificado SSL (protocolo de segurança) em nome da CloudFlare.
O Suporte
Uma das coisas mais importantes em um serviço de hospedagem é o suporte. Não importa o seu nível de conhecimento, o tamanho do seu site ou da sua empresa: uma hora ou outra você precisará do suporte do serviço de hospedagem. Infelizmente a gente lembra apenas dessa parte quando o site “dá pau”.
O suporte da Hostnet é excelente e eu comprovei isso na prática, pois requisitei muito (enchei o saco dos caras) quando precisei migrar todos os meus sites.  E não é somente eu que acha isso, mas sim os clientes da Hostnet também. Tanto que ela ganhou o selo de qualidade RA1000, do site Reclame Aqui. O índice de aprovação da empresa no Reclame Aqui é considerado ótimo. E isso nenhuma outra empresa de hospedagem conseguiu fazer.

E todo esse suporte em português, feito por brasileiros. Muitas vezes ao adquirir uma hospedagem estrangeira, temos dificuldade na comunicação com o suporte ou até mesmo no fuso horário de atendimento, coisa que com a Hostnet você não terá problema.
A Hostnet  é uma das grandes empresas do segmento no Brasil. possuindo mais de 50 mil sites hospedados e mais de 100 mil domínios registrados. Atualmente está  expandindo os seus negócios, lançando um plano de Franquia para quem quer trabalhar com web .
Você pode saber mais sobre neste link: https://www.hostnet.com.br/seja-uma-franquia-hostnet/
Então se você está insatisfeito com a sua hospedagem atual  ou está  pesquisando para adquirir uma, sugiro que faça um teste com a Hostnet.
Aproveite agora o cupom CHIEFOFDESIGN2017 e ganhe  30% de desconto nos planos da Hostnet por 3 meses.
E caso não goste, não tem problema. Você tem 7 dias de garantia para receber o seu dinheiro, centavo por centavo, de volta.
Forte abraço.
Até mais.
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Hostnet – Hospedagem de sites oficial do Chief of Design
Fonte: Chef of Design

6 estilos de liderança que você precisa conhecer

6 estilos de liderança que você precisa conhecer

Contrary to what many people imagine, leading a team is not as simple as that.
A leadership position requires knowledge and self-knowledge; Responsibility, professionalism and the essentials: empathy. A good leader needs to put himself in the place of the collaborator and the clients, since he is the professional that has the power to motivate, teach and, together with his team, to seek great solutions.
And have you been a good leader? There are 6 leadership styles – used by successful leaders – that can help you manage your team. Find out what they are:
// The Hare Leader
This style is for those times when you as a leader are working with a very tight deadline and need to move quickly so that you and your team deliver more results in no time.
It is not good to be a “hare leader” at all times, since focusing on delivery deadlines alone can lead employees to lose interest in the tasks. Empathy is important in this case, so focus on people so they can finish their chores. Find out by talking to your team about what can work and assist in your productivity.
// The dreamy leader
A dream leader can see beyond. He knows where he wants to get along with his team and company and shares that vision with the team, and the team knows that they can work harder to reach the goal.
To use this leadership style, see if all of your employees believe as much as you do that it will be possible to get where you want them to go. If they believe it is impossible to hit the target, you may end up talking to yourself and losing your team. Embase your ideas and show that it is possible. Motivate them!
// The leader director
This style of leadership can work well in times of crisis. The leader director knows what needs to be done and charges his employees. He keeps his head cool and manages to focus on success, solving what must be solved in a chaotic situation.
Now, maintaining that posture daily is not good, it takes balance. Only use this style of leadership when the situation really requires immediate and direct action, otherwise the employees will feel discouraged.
// The Greek leader
In this case, the leader takes democracy into account. He likes to hear everyone’s opinions from staff and other co-workers and think about how to solve issues that need to be improved so that everyone gets the best result.
If this is your leadership style, be careful and see if you are not asking for the opinion of the wrong people. Filter everything and make sure you are surrounded by professionals who understand your business and trust you.
// The affectionate leader
This leader cares very much about relationships within the company. He believes that a good relationship between the team can result in a good working environment and always seeks to understand the employees. The style works when the company is changing its dynamics, because that way the leader will be able to keep all united and moving in the same direction.
But when used excessively, this line of leadership can lower team performance. This is because, in this case, relationships end up being the main focus – leading the goals to oblivion.
// The leader coach
This leader acts as a coach. It seeks to understand what is going on with your employees and how you can help them grow professionally within the company, according to their abilities. Using this style, the business tends to evolve, as all seek to grow and evolve together.
The approach may not work if a collaborator is not feeling well inside the company and does not see himself growing in it, does not try to evolve and improve his skills. In this case it is best to use the leader’s stance until he or she can evolve.  
Now you know 6 leadership styles to manage your team. Whatever your choice, we hope you will inspire your employees and, together, leverage your business. Success! ;)
 
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6 estilos de liderança que você precisa conhecer
Fonte: Locaweb

10# excelentes razões para você se tornar um Web Designer!

10# excelentes razões para você se tornar um Web Designer!

Eae, td bele?
Muita gente me pergunta se é realmente possível se tornar um Web Designer e obter uma boa remuneração, se existem boas oportunidades na área de Web Design, se é muito difícil aprender, entre outras coisas. Nesses caso eu sempre respondo que sim, pois realmente acredito que isso seja possível, pois eu sou prova viva disso.
Eu trabalho nessa área desde 2009 e eu consegui várias oportunidades graças ao Design e principalmente ao Web Design que onde atuo com mais força e foco.
E do mesmo jeito que conseguiu várias coisas sendo um Web Designer, eu sei que várias pessoas também podem atuar nessa área trabalhando com algo que goste e ainda por cima tendo êxito profissional.
Por isso gravei um vídeo onde eu falo 10 razões para você se tornar um Web Designer. Nele eu mostro fatos, baseados na minha experiência e também em dados estatísticos, de que é uma boa sim aprender Web Design. E esse aprendizado, hoje em dia graças a web e as possibilidades de cursos que temos, pode ser muito mais tranquilo e acessível que há tempos atrás. Se você tiver vontade de aprender e se dedicar é possível sim trabalhar com Design Web.
Então senta, relaxa, deixa de lado as distrações da net e me acompanha nos próximos minutos no vídeo abaixo onde mostro 10 razões para você se tornar um Web Designer.
Assista o vídeo abaixo:

 
E você pode começar a aprender de graça aqui no Chief of Design. Tem bastante conteúdo sobre Web Design aqui no nosso blog e também no canal no Youtube.
para isso não esqueça de assinar o nosso canal no Youtube para você saber das novidades, bele???
[CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL]
Para se inscrever nas próximas turmas do Web Designer PRO, basta acessar: www.webdesignercursos.com.br
Contribua deixando o seu comentário abaixo
E caso tenha mais dúvidas sobre a profissão Web Designer eu sugiro que baixe gratuitamente o meu ebook Profissão Web Designer.
Forte abraço.
Até mais.
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10# excelentes razões para você se tornar um Web Designer!
Fonte: Chef of Design

Como fazer um pitch memorável

Como fazer um pitch memorável

Você conseguiria resumir sua empresa em poucas frases, de forma atrativa, para chamar a atenção de investidores e fechar bons negócios?
Acredite, quando uma ideia é boa não é preciso muito tempo para vendê-la.
Basta ser objetivo, apresentá-la de mandeira e clara, confiar em si, em seu trabalho e estar preparado – características fundamentais para fazer um pitch. O termo, muito usado em startups, nada mais é do que um discurso de vendas para conseguir investimento.
Também existe o elevator pitch. Ele é um pitch reduzido, geralmente tem entre 1 a 3 minutos, e precisa abordar como você pretende ganhar dinheiro com seu negócio e sua proposta única de valor. Vem da ideia de “se você encontrasse um investidor em um elevador, o que diria sobre sua empresa?”.
Já o pitch tradicional dura 10 minutos e a apresentação deve ter cerca de 10 slides – o suficiente para comportar todas as informações importantes para o investidor e não entediá-lo. Para lhe ajudar nessa fase tão importante para seu negócio, listamos 6 dicas para você fazer um pitch memorável:
// Treine antes
Você tem apenas 10 minutos para fechar o negócio. Nada melhor do que ir preparado.
Treine a apresentação em frente ao espelho e utilize um cronômetro. Cuide sua postura e seu tom de voz – eles também são capazes de informar. Se você utilizar slides para lhe auxiliar na apresentação, não utilize muito texto.
Estude! Você está apresentando sua empresa, precisa conhecer e entender sobre o que está falando.
// Seu projeto em uma frase
Em entrevista para o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a especialista Sallyann Della Casa, da Growing Leader Foundation, conta que o começo da apresentação precisa ter uma frase que diga tudo sobre seu negócio. Ela seria a mistura de um slogan com o resumo do que seu produto ou serviço faz.
// Pense em seu diferencial
Quais são os pontos fortes de sua empresa? Quais problemas ela resolve, como seu produto funciona? Compare-a com seus concorrentes diretos ou indiretos e liste quais são seus diferenciais e qual a sua vantagem competitiva.
// Use um personagem
Para exemplificar melhor seu produto ou serviço, crie um personagem e conte a história dele e como sua empresa consegue ajudá-lo no dia a dia. Assim é mais fácil cativar o público e causar empatia.
// Quais são as expectativas
Fale sobre seu planejamento futuro. Como é o mercado para seu negócio? Utilize variáveis relevantes como base de usuários, faturamento e expectativa de crescimento. Lembre-se de não traçar metas tão agressivas apenas para impressionar. Investidores têm experiência e geralmente sabem o potencial de uma empresa. Seja verdadeiro!
// Frase de impacto
Use o final de seu pitch para fechar bem sua apresentação. Sabe aquela frase que você usou para apresentar inicialmente sua empresa? Use-a como fechamento. Uma frase de impacto pode ser o toque final para você impactar os investidores e fechar bons negócios.
E então, vamos colocar em prática essas dicas?
Esperamos que você tenha sucesso em seu pitch e que consiga fazer uma apresentação memorável. Boa sorte! ;)

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Como fazer um pitch memorável
Fonte: Locaweb