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Weekweb: Semana de Design orientado a Web – Evento Gratuito e Online

Weekweb: Semana de Design orientado a Web – Evento Gratuito e Online

Eae, tudo bele? Trago uma novidade para você amigo Galucho. Está rolando um evento que você não pode deixar de participar. Principalmente se você gosta, trabalha com Web Design ou pretende trabalhar nesta área. Falo da Week Web, Semana de Design orientado a web. A Week Web é um evento de vídeos aulas online e […]O post Weekweb: Semana de Design orientado a Web – Evento Gratuito e Online apareceu primeiro em Chief of Design.

Weekweb: Semana de Design orientado a Web – Evento Gratuito e Online
Fonte: Chef of Design

10 dicas para reduzir a taxa de rejeição no seu e-commerce

10 dicas para reduzir a taxa de rejeição no seu e-commerce

Conteúdo, visual e interface simples são alguns atributos que capturam a atenção dos seus visitantes
Por Thiago Mazeto*
 
De que adianta seu site ser líder em visitas se isso não se traduz em vendas para você? Tão importante quanto a visibilidade, a taxa de rejeição é um índice primordial quando você precisa avaliar o desempenho do seu e-commerce. Contudo, pode não ser tão simples medir este indicativo, já que os motivos que levam um potencial cliente a abandonar seu site são os mais variados possíveis.
Entender a taxa de rejeição provê informações valiosas sobre seu público-alvo, a qualidade do seu conteúdo e que estratégias de marketing adotar para ter o melhor resultado possível. Desta maneira, preparamos 10 dicas de boas práticas que podem impulsionar seu negócio e reduzir a taxa de rejeição. Confira:

Capriche no conteúdo

Procure sempre ter conteúdos de valor para seu público-alvo, seja na sua landing page, blogs ou perfis nas redes sociais. Também é importante manter as informações atualizadas, mostrando aos mecanismos de busca e clientes que você acompanha o mercado e as suas novidades;

Preste atenção no layout

Não adianta ter o melhor e mais atual conteúdo na sua página se você entrega isso de uma forma esteticamente negativa. O layout deve sempre ser limpo e agradável, sem usar cores muito chamativas – reserve-as para os botões de Call To Action e outros elementos de destaques. Prefira também fontes sem serifas e que facilitem a leitura;

Navegabilidade é preciso

Menus escondidos, imagens e páginas que demoram muito para carregar. Os fatores que podem afetar a navegabilidade se apresentam de inúmeras formas e evita-los é de suma importância para reduzir a taxa de rejeição do seu e-commerce. Prefira plataformas leves e intuitivas para capturar a atenção do seu público;

Utilize práticas de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é uma poderosa ferramenta que pode coloca-lo à frente dos seus concorrentes. Sempre crie conteúdos otimizados para aumentar as chances da sua página aparecer em primeiro lugar nos sites de busca e capturar a atenção de clientes em potencial;

Mantenha o tráfego internamente

Sempre que possível, faça links internos que direcionam o internauta a outras páginas e conteúdos dentro do seu site. Desta forma, você mantém os visitantes por mais tempo dentro do seu e-commerce, aumentando as chances de convertê-los em clientes.

Evite links externos

Complementando a dica anterior, fuja ao máximo dos links que redirecionam para páginas externas. Obviamente, há momentos em que é necessário citar alguma informação de fonte externa, apenas se certifique de que o link seja aberto em uma nova aba.

Sugira produtos e faça comparativos

Outra forma de manter o visitante na sua página é oferecer recomendações e comparativos. Mostrar produtos semelhantes buscados por outros clientes é um método popular de sugerir um novo item e pode agradar quem está em busca de informações antes de efetuar uma compra.

Seja criativo com seus CTAs

Os Call To Action (CTA) são as chamadas que induzem o visitante a tomar alguma ação. Neste momento, ser criativo ajuda a fisgar a atenção do internauta. Use cores chamativas, botões flutuantes que acompanhem a rolagem da página e abuse dos mapas de calor para descobrir quais partes da sua página são mais visualizadas e saber onde posicionar seus CTAs.

Mapeie para facilitar

Seu site pode ter exatamente o que o visitante quer comprar, mas se ele não conseguir chegar até o produto, você perderá a venda. Por este motivo, é importante ter um mapa do site, que aponte exatamente onde está a informação ou item que ele deseja encontrar. Indexar seu mapa também é uma boa prática para aumentar a visibilidade nos sites de busca.

Fique sempre alerta

Mesmo tomando todas as precauções e seguindo essas dicas, influenciar a taxa de rejeição não é um trabalho do dia para a noite. É necessário estar sempre monitorando suas métricas para perceber em quais áreas é preciso focar mais seus esforços e quais ações surtiram efeito positivo.
* Thiago Mazeto é Gerente de Marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb
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10 dicas para reduzir a taxa de rejeição no seu e-commerce
Fonte: Locaweb

[Hangout] Ao vivo e Gratuito! Freelancer: Como trabalhar de forma legal no Brasil?

[Hangout] Ao vivo e Gratuito! Freelancer: Como trabalhar de forma legal no Brasil?

Eae, tudo bele? Eu tenho um convite para você! Na quinta-feira, dia 24/11/16 às 20h (horário de brasília)farei um hangout ao vivo com o Gustavo Coelho do blog lei do jogo! Neste bate-papo vamos falar sobre como é um freelancer pode trabalhar da melhor maneira e de forma legalizada. Durante este evento você poderá fazer […]O post [Hangout] Ao vivo e Gratuito! Freelancer: Como trabalhar de forma legal no Brasil? apareceu primeiro em Chief of Design.

[Hangout] Ao vivo e Gratuito! Freelancer: Como trabalhar de forma legal no Brasil?
Fonte: Chef of Design

1 tática simples para aumentar o seu valor como Designer

1 tática simples para aumentar o seu valor como Designer

Eae, td bele? Existe um macete simples que você pode utilizar para aumentar o seu valor! Essa tática é muito utilizada por várias pessoas de diversas áreas e na de Design não é diferente. E o mais legal dela é que qualquer um pode utilizá-la. Pode ser um pouco trabalhosa e que seja preciso dedicação, força […]O post 1 tática simples para aumentar o seu valor como Designer apareceu primeiro em Chief of Design.

1 tática simples para aumentar o seu valor como Designer
Fonte: Chef of Design

Parallax: um novo recurso para o seu site ficar ainda mais incrível!

Parallax: um novo recurso para o seu site ficar ainda mais incrível!

Quando falamos de design de sites é comum escutarmos alguns termos que não sabemos bem o que é (ainda mais quando não somos especialistas na área). Um deles é o Parallax, um recurso bem legal que está cada vez mais sendo utilizado na web e que nós acabamos de lançar no novo editor do Criador de Sites da Locaweb. o/
Mas afinal, o que é esse novo recurso? O Parallax simula a técnica de mover planos de imagem em velocidades diferentes para criar ilusão de profundidade. Existem muitas formas de utilizar esse artifício, mas por aqui vou falar de como ele é aplicado nos sites.
A forma mais comum de encontrarmos esse efeito na web é em sites com uma página só. Sabe aquele site que você acessa e percebe o fundo se movendo em um ritmo mais lento em primeiro plano quando você rola a página? Então, isso nada mais é do que o Parallax sendo aplicado para criar uma sensação de efeito 3D. Bem legal, né?
E não para por aí! De acordo com alguns estudos, além do ganho visual ele pode melhorar em até 70% o engajamento do seu site.
Para você entender melhor o conceito e como ele é aplicado em alguns sites, separei alguns exemplos:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 5
Gostou? Acesse agora o seu editor do Criador de Sites e aplique essa técnica na hora de criar seu site. Tenho certeza que você vai gostar do resultado.
Ah, e fique de olho! Em nosso próximo post vamos mostrar “Como aplicar o efeito Parallax na hora de criar meu site”.
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Parallax: um novo recurso para o seu site ficar ainda mais incrível!
Fonte: Locaweb

Vender na internet sozinho ou em um shopping virtual?

Por Thiago Mazeto*
Ao comprar por meio da internet, grande parte da população não tem ideia do tamanho da operação que está por trás da tela do computador. No entanto, uma pesquisa recente encomendada pela PayPal revela que 92,64% dos empreendimentos virtuais são de pequeno porte. A tendência é que o número de pequenos negócios só aumente, já que além da tradicional loja própria, os empresários do mundo virtual contam também com a opção dos marketplaces, shoppings virtuais que permitem o comércio com facilidade e ampla visibilidade.
Como ainda se trata de uma novidade no Brasil, pode ser que o empreendedor fique em dúvida sobre apostar ou não nesta alternativa. Para ajudar na escolha, levantamos os benefícios de cada um dos formatos, confira.
Clientes
De nada adianta uma loja linda se não houverem compradores para movimentar. Os marketplaces já possuem uma visibilidade e estratégias de marketing consolidadas que garantem um fluxo frequente de visitantes aos lojistas. Para quem está começando, entrar em um shopping virtual pode ser uma boa forma de se lançar na internet. Quem opta pela loja própria precisa reservar um capital de giro e trabalhar massivamente ações de divulgação até que os visitantes apareçam.
Infraestrutura
Nos marketplaces é preciso ter os produtos disponíveis, tirar boas fotos e criar descrições criativas, subir tudo na plataforma e começar a vender. Na loja virtual, o lojista tem a possibilidade de contratar uma plataforma de e-commerce que já oferece sistema de pagamento. Daí em diante, a preocupação se volta para o planejamento de marketing, as vendas, o estoque, etc. A vantagem é que o proprietário pode controlar toda a sua operação, oferecendo vantagens exclusivas a seus clientes.
Marketing
Fazer marketing na internet está cada dia mais simples e isso é uma vantagem para o lojista virtual. Dá para começar pelo marketing de conteúdo, estruturar estratégias para o inboud marketing e reforçar vendas com links patrocinados, que tem investimento flexível. O marketing por conta própria dá visibilidade a uma única marca, ou seja, uma loja virtual própria, o que ajuda a conquistar clientes fiéis. Já no marketplace o marketing é massivo, sem foco neste ou naquele lojista que o compõe.
Concorrência
No Brasil atualmente são 450 mil e-commerces disputando espaços, então para se destacar é preciso ter uma boa estratégia, atraindo clientes por identificação com o negócio ou pela relevância do empreendimento perante o público. No marketplace os elementos fortes para se diferenciar são preço e velocidade da entrega.
Lucro
Como cobrar mais pelo mesmo produto? Quem vende por conta própria pode, com o tempo, trabalhar a percepção de valor dos seus clientes, para que eles topem gastar mais em um produto por conta do relacionamento estabelecido com a marca. Já no marketplace como a marca não está em destaque, a palavra de ordem é número de vendas: a dica é diminuir a margem de lucro e brigar pelo preço. É bom lembrar que a cada venda realizada, há o pagamento de uma comissão para o shopping virtual.
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Fonte: Locaweb

Tipografia para web – Parte 02

Tipografia para web – Parte 02

Eae, tudo bele? Por mais que vejamos vídeos, animações e postamos nossas fotos em redes sociais, a web continua sendo dominada por textos. E mesmo em sites onde outras formas de conteúdos não textuais predominam precisamos de textos para comunicar, direcionar ações e hierarquizar informações. E é aí que entra a tipografia. Neste contexto apresentarei algumas […]O post Tipografia para web – Parte 02 apareceu primeiro em Chief of Design.

Tipografia para web – Parte 02
Fonte: Chef of Design

5 dicas para fazer do e-mail marketing e das redes sociais os melhores amigos da loja virtual

Por Welington Sousa*
Manter uma loja virtual é muito mais do que colocar produtos para vender na Internet. Para garantir o sucesso do negócio também é preciso ter estratégias para engajar os consumidores. Para isso, o empresário pode contar com dois grandes aliados: o e-mail marketing e as redes sociais.
O primeiro possibilita a comunicação personalizada com a clientela durante todo o ciclo de vida, a partir do envio de ofertas, informações e dicas sobre os produtos. Já por meio das mídias sociais é possível criar conversas instantâneas com o visitante até mesmo quando o foco é a conversão. Confira cinco ferramentas para tirar o melhor destes canais na busca pelo engajamento do usuário:
– Recorrência
Com este recurso é possível identificar quem comprou um produto de uso recorrente em seu site, como um shampoo, por exemplo, e a partir daí determinar um período para o envio de uma oferta com o mesmo produto.
– Remarketing Blast
Para aumentar a aderência do e-mail marketing, use ferramentas que facilitem a customização das campanhas. Um bom exemplo é o HTML padrão, que oferece de forma básica posições para serem preenchidas automaticamente, de acordo com o histórico comportamental do usuário na loja virtual.
– Abandono de navegação
Por meio de alguns algoritmos, o varejista passa a conhecer a conduta do visitante durante seu período de navegação no site, quais produtos e categorias ele visualizou. Dessa forma, se o carrinho de compras virtual for abandonado, fica mais fácil enviar promoções personalizadas já com os itens que interessam a este consumidor.
– Cross Sell
Usando como referência uma compra anterior daquele consumidor, a tática é sugerir produtos relacionados. Se ele comprou um celular, por exemplo, é possível recomendar a capinha, o protetor de tela ou até mesmo um carregador extra de bateria.
– Up Sell
A estratégia aqui é recomendar produtos da mesma categoria ou similares, mas com valores superiores. Ainda usando o exemplo do celular, se o cliente comprou um modelo, depois de uns anos o lojista pode ofertar a versão mais atual dele.
Nas redes sociais fica mais difícil de fazer uma comunicação tão personalizada, no entanto, é possível trabalhar com o remarketing e impactar o usuário de acordo com o comportamento dele na internet.
* Welington Sousa é Gerente de Marketing da All iN Marketing Cloud, unidade de marketing de relacionamento digital da Locaweb.
 
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Fonte: Locaweb

Datacenter virtual: uma tendência em serviços corporativos de TI

Por Everson Todoroki*
Em 2020, manter soluções de cloud computing nas empresas vai ser algo tão corriqueiro como utilizar a Internet, de acordo com o relatório Market Insights da consultoria Gartner. Desde sua popularização, a partir dos anos 2000, a computação em nuvem vem superando obstáculos e desconfianças e agora vive um boom. Hoje, é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de serviços inovadores e, principalmente, para a consolidação de novos negócios para as corporações.
Por conta disso, expressões como SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço) ganharam espaço entre os gestores e profissionais de TI por eliminarem custos com aquisição de equipamentos e licenças, trazendo agilidade na operação. Recentemente, um novo termo passou a fazer parte do universo cloud: o Datacenter como Serviço, que traz vantagens em relação à infraestrutura tradicional. Confira quatro benefícios deste que é a nova aposta entre os departamentos de TI:
1 – Investimento assertivo: possuir um datacenter inhouse (dentro da organização) ou até mesmo alugar um equipamento físico exige pagamento do valor total do equipamento – mesmo que apenas parte dele seja utilizada. Com o datacenter na nuvem, ele vai pagar apenas pelo que ocupa, economizando dinheiro e liberando verba para outras áreas importantes do negócio.
2 – Escalabilidade: por mais que um datacenter físico tenha alta capacidade de armazenamento, seu espaço é finito. Cedo ou tarde o servidor não suporta mais armazenar dados, gerando instabilidade para os usuários e comprometendo a possibilidade de novos negócios. Uma das vantagens do cloud é justamente a escalabilidade, termo que refere-se à expansão de armazenamento sem a contratação de novas máquinas.
3 – Customização de projetos: equipamentos fabricados saem da indústria com configurações já estabelecidas, cabendo às corporações adaptar suas demandas ao datacenter. Com a nuvem é o contrário: é possível escolher um modelo totalmente customizado para a realidade do negócio, fazendo do setor de TI um agente de serviços.
4 – Modernização: ficar preso às máquinas e espaços físicos vai na contramão dos negócios digitais.  Não faz muito sentido contratar aplicações de cloud para otimizar a gestão se o coração do departamento de TI – datacenter – ainda estiver restrito ao bom funcionamento do hardware.
*Everson Todoroki é gerente de produtos da Locaweb Corp, unidade corporativa da Locaweb
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Fonte: Locaweb

Tipografia para web – Parte 01

Tipografia para web – Parte 01

Eae, td bele? Você sabia que há tempos passados existia uma limitação que restringia o trabalho com tipografia a um pequeno número de fontes para uso em um site? Essas fontes eram aquelas geralmente já instaladas em nossos computadores e caso um site exigisse uma fonte não instalada o navegador não processava a solicitação. Hoje (graças […]O post Tipografia para web – Parte 01 apareceu primeiro em Chief of Design.

Tipografia para web – Parte 01
Fonte: Chef of Design