Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website?

Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website?

Eae! Tudo bele?
Você acredita que como freelancer os sites que você expõe seus trabalhos já são suficientes para você? Você nunca pensou que possuir um website possa ser a melhor estratégia, dentre todas as formas de marcar presença online, para conquistar clientes? Você não acredita nisso?
Então neste artigo eu vou apresentar uma chance para você poder refletir sobre o quanto de oportunidades você está perdendo por não possuir um website só seu para expor seu trabalhos e divulgar seus serviços.
Este artigo se baseia em duas frentes.
A primeira é te mostrar que depender apenas de sites de terceiros para divulgar seu trabalho não é o caminho ideal. E segundo, quais são as principais vantagens de você, freelancer, possuir seu próprio website.
Então sem mais delongas vamos a primeira frente.
Por que você não deve depender apenas de sites de terceiros para divulgar seu trabalho?
Este trabalho, “Vem com papai”, é um derivado de “Mark Zuckerberg at South by Southwest in 2008.” by Jason McELweenie, usado sob CC BY.
“Mas David. Quer dizer que você é contra usar as redes sociais e plataformas como Behance?”.
Pelo contrário. Sou muito favor. São nesses ambientes que as coisas estão acontecendo, onde é possível compartilhar experiências e principalmente conseguir contatos. Isso porque seu potencial cliente pode ter um perfil nestes sites. Principalmente nas redes sociais.
O que acredito é que existem estratégias mais interessantes para se utilizar nestes ambientes para fazer que seu potencial cliente passe de um curioso que está a procura por um profissional em um ambiente disputado, para um interessado que descobriu um endereço eletrônico que o direciona para ambiente personalizado, onde ele tem oportunidade de saber tudo sobre você, o que você é capaz de fazer e onde você poderá usar sua melhor forma de persuadir e fechar contratos.
Sites de terceiros tem benefício de gerar tráfego, mas levam desvantagem em relação a websites quando seu objetivo de conversão é conseguir clientes. E eu vou te dizer agora sobre 3 desvantagens de utilizar somente eles como forma de divulgação.
Utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho é trabalhar em um ambiente que não é realmente seu

Estamos acostumados a dizer que a página e perfil em uma rede social nos pertence. Mas o que acontece mesmo é que nós somente possuímos uma conta que foi cedida gratuitamente a medida que nós aceitamos algum termo de uso, e que a qualquer momento pode nós ser retirada.
São ambientes que possuem regras e não são as suas regras. E todos estão sujeitos a ter a conta desativada e bloqueado o acesso. Como você pode apostar todas as suas fichas em construir seu empreendimento tão somente em um local que não é realmente seu?
“Mas David, você está exagerando. Tem que abusar muito nestes lugares para ter a conta bloqueada”.
Então se você tem essa confiança permaneça atento e não desafie os termos de uso das comunidades. Mas pouca coisa mesmo você poderá fazer se a rede social deixar de existir.
Quem garante que a plataforma social que você se esforçou anos para construir seu negócio vai durar para sempre?
Antes que você tenha que se preocupar de recomeçar tudo do zero é mais interessante você possuir um site com domínio e hospedagem próprios, lugar este onde tudo é seu verdadeiramente, onde a qualquer momento você pode executar backups dos seus conteúdos e migrar para outro servidor quando você bem entender se não satisfeito.
Não há maior liberdade e posse verdadeira que possuir um domínio de site com seu nome ou de sua marca e que possa ser encontrado desta forma. Que possuir um espaço seu disponível para armazenar dados e arquivos e que possibilitam formar suas páginas web, e fornecer os conteúdos aos seus usuários da melhor forma que você imaginar. E por fim pode administrar seu negócio online sem grandes restrições.
Redes sociais em geral são um ambiente de grande dispersão

Um comportamento comum nas redes sociais é avançar na timeline em busca de novidades. Os conteúdos ali disponíveis são tantos e competem entre eles. Nada garante que um conteúdo se destacará entre tantos.
Sem contar que é um ambiente de grande dispersão onde grande parte das pessoas querem descontração. Muitas vezes é difícil conquistar a atenção de um potencial cliente que está navegando por aí.
Mas e se conseguir um segundo atenção, o que é melhor? Tentar expor seu trabalho ali mesmo com chances do usuário voltar a se distrair? Ou criar uma interessante chamada para outro ambiente, como seu site por exemplo?
Rede social é como uma festa com som muito alto, bebida, todo mundo a vontade, flertes e disputa por atenção. Mas é tanta agitação que você terá mais chance de uma abordagem mais efetiva se levar aquela(e) pretendente para um ambiente mais calmo ou reservado.
Nas redes sociais acontece algo similar. Suas chances de conversão aumentarão se tirar seu potencial cliente do barulho, da disputa, e levá-lo para seu ambiente, seu site onde, você pode persuadir com mais calma.
Plataformas para divulgar portfólio expõe clientes em potencial para concorrência

Muitos profissionais expõe seus trabalhos em plataformas para divulgação de portfólios. Querer levar um cliente para um ambiente como este é dar a oportunidade para que ele conheça também outros profissionais. Neste ambiente seu sucesso dependerá da sua capacidade de se destacar em um mar de freelancers. Você não precisa passar por um risco tão grande. Concorda?
Nada impede de você expor seu trabalho como freelancer nestas plataformas, pois você tem oportunidade de melhorar seu portfólio com as avaliações e quem sabe até ser indicado para um job. Mas fornecer a url para que um potencial cliente conheça seus trabalhos é uma estratégia ruim e é nesse momento que possuir um portfólio em website com sua administração, com seu domínio, transforma a apresentação de seu portfólio em um momento único onde a experiência do prospecto será focar apenas em seus trabalhos e serviços que você oferece e sem ameaça de expô-lo para concorrência.
Um site só seu, além de permitir que você se diferencie de outros freelancers que oferecem serviços iguais ou semelhantes pode, dependendo do seu conteúdo, fecha a porta de vez para outros profissionais.
Grandes vantagens em você possuir seu website como freelancer

Você conheceu o que pode acontecer quando você baseia sua atividade como freelancer apenas utilizando sites de terceiros. Agora vou te mostrar as vantagens que você obtém quando possui seu projeto com um domínio próprio e com seus conteúdos e arquivos hospedados em um servidor web contratado por você.
Customizar o visual do seu site de forma a posicionar sua marca
Aos construir um site você não encontrará grandes limitações para impor o padrão visual do seu projeto em relação a outras plataformas onde você tem que adaptar a identidade visual do seu negócio ao seu ambiente.
Seu site terá sua cara e poderá transmitir os objetivos de comunicação do seu negócio, sem a interferências do padrão imposto por sites de terceiros. Sua carreira independente precisa dessa liberdade de comunicação e afirmação do posicionamento da sua marca.
A liberdade para customizar seu site conforme seus objetivos de comunicação só favorecerá a percepção de sua marca na mente dos clientes.
Para aqueles que tem interesse em criar e customizar seus próprios sites é indicado a procura por um treinamento completo que ofereça um conteúdo que alinha teoria e prática, que se baseia nos fundamentos do Design e Web Design e que gera os melhores resultados.

Um site é propício para posicionar você como um expert
Nada como um website para mostrar mais sobre como você é profissionalmente. Isso porque como site tem o poder de ser altamente personalizável em comparação com outras plataformas você pode categorizar seu conteúdo de forma que favoreça a sua apresentação.
Você pode criar seções como em nenhum outro lugar e com um visual particular para que exponha o que você tem de mais valor que é o conhecimento que você tem em uma determinada área e em que você pode ajudar seus clientes na buscas por soluções.
Seja na apresentação do portfólio, dos seus serviços, no título do seu website, ou depoimentos, garanta que todos reflitam sua experiência e construa uma marca para você. Deixe seu site falar por você.
Um web site te apresenta não só como um profissional, mas como uma pessoa de negócios

Um website bem desenhado e com conteúdo certeiro transmite credibilidade e mostra ao seu mercado-alvo que você sabe o que está fazendo. A forma que categoriza os conteúdos e portfólio são para ajudar você a vender seus serviços. Você utiliza estes espaços para começar uma negociação.
Seu website é a porta de entrada para sua empresa gerar negócios onde ele representa sua pessoa e “conversa” com o visitante por você. O que você oferece como freelancer é o que sua empresa vende. O design pensado estrategicamente para seu website tem o papel fundamental de direcionar seu potencial para entrar em contato e o com isso prosseguir com a negociação.
Ele possibilita atrair mais pessoas para crescer seu negócio [TOP VANTAGEM]
Você não precisa mais de depender apenas de plataformas de trabalho freelancer para angariar clientes. Com seu site pronto e no ar você está pronto para expandir seus negócios. Você pode criar campanhas de mídia social e links patrocinados para gerar tráfego qualificado para seu site. Se você não tem site para onde mandar as pessoas?
Você pode capturar o e-mails dos visitantes em seu próprio site e pode criar um relacionamento com eles através de e-mail marketing. Essa é uma forma de você estar presente oferecendo conteúdo de qualidade e preparando o terreno para oferecer seus serviços.
Com seu site é possível também que você receba visitas oriundas dos mecanismos de buscas o que seguramente se trata de um tráfego altamente qualificado porque o termo que eles buscam pode vir de encontro com uma solução que você tem para ofertá-los.
Você pode colocar depoimentos e prova social
Uma seção bastante visitada em sites de lojas virtuais é área de comentários com depoimentos sobre os produtos comprados e sobre também o serviço prestado. Isso porque as pessoas buscam referências, buscam por prova social para saber se as negociações foram positivas.
Um website permite que você inclua depoimentos a seu favor, coisa que você não tem controle em redes sociais. Se você realiza um trabalho de qualidade as chances de conseguir depoimentos é muito grande. Solicite aos clientes depoimentos e autorização para postá-los em seu website. Através de um gerenciador de conteúdo como o WordPress ou com algum conhecimento de HTML é possível incluí-los no site.
Os depoimentos ali apresentados geram confiança aos que tem um primeiro contato com seu trabalho.
Você pode demonstrar autoridade escrevendo artigos para blog

Além de seu portfólio, um site possibilita a inclusão de uma ferramenta que favoreça a construção de sua autoridade, um blog.
Criar um blog é uma boa maneira de mostrar aos clientes em potencial do que você é capaz. Portanto é interessante que você ative o blog e compartilhe de maneira adicional seus conhecimentos.
O conteúdo que você compartilhar em seu site gerará autoridade e trará aos seus potenciais clientes a confiança necessária para se conectar com você e encontrar soluções para seus problemas.
Uma grande vantagem de possuir artigos em seu domínio é, não só as pessoas perceberem sua autoridade, mas também os mecanismos de buscas perceberam a relevância nos conteúdos de suas páginas, resultando em um melhor posicionamento, consequentemente em mais tráfego e mais visitas de potenciais clientes.

Conclusão
Este conteúdo foi escrito para sua reflexão. Sempre acreditei que possuir um portfólio abre portas. Porém acredito mais ainda que quando é apresentado em um ambiente só seu, na forma de website, ele resultado em melhores resultados.
E que o você tem a dizer sobre isso? Você também acha que possuir um site é importante? Ou acredita que possuir perfil nas redes sociais e plataformas para freelancers já é o suficiente? Exponha sua opinião nos comentários!
Eu apoio você que projeta e desenvolve websites a ter seu portfólio em um domínio próprio. Até porque é meio estranho alguém que diz criar sites e não tem o seu próprio.
Agora você freelancer de outra área o caminho é contratar um profissional que crie seu site ou se aventurar tentando adquirir um novo conhecimento. O Chief of Design possui um material dedicado exclusivamente para quem quer aprender a construir seus primeiros sites. Falo do Web Designer PRO.
Clique aqui neste link para conhecê-lo melhor.
Espero que este artigo tenha sido útil para você!
Abraços!
The post Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website? appeared first on Chief of Design.

Por que você freelancer deve ter o seu próprio um website?
Fonte: Chef of Design