X/Twitter dá opção de verificar conta usando documento, mas só para quem paga

X/Twitter dá opção de verificar conta usando documento, mas só para quem paga

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, começou nesta sexta-feira (15) um programa de autenticação de usuários. Assinantes do X Premium (antigo Twitter Blue) poderão comprovar sua identidade usando documentos. Com isso, eles ganham acesso a benefícios, como prioridade no suporte.

Twitter virou X (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um pop-up sugerindo a verificação de identidade apareceu para usuários que assinam o X Premium. Ele pede que o usuário prepare um documento de identificação emitido por um governo e confira se a câmera está descoberta. Os próximos passos são tirar uma selfie e fotos do documento.

O processo é feito em parceria com a empresa israelense Au10tix. De acordo com a página de ajuda, a verificação com documentos dá prioridade no suporte do X. Além disso, quando outros usuários clicam no “blue check”, aparece um aviso de que aquela conta foi autenticada.

Futuramente, segundo o X, o usuário com documentação passará a contar com mais flexibilidade para fazer mudanças frequentes de nome, foto de perfil e username.

Elon Musk, atual dono do X, já falava sobre seus planos de autenticar todos os usuários do Twitter em abril de 2022, logo após fazer a oferta para comprar a rede social.

Na ocasião, o bilionário estava em guerra contra bots e contas de spam — exigir documentos dificultaria a criação em massa de perfis, por exemplo.

Política de privacidade do X agora inclui dados biométricos

O X diz que o processo está disponível em vários países e será expandido em breve. Atualmente, ele não é oferecido na União Europeia, no Espaço Econômico Europeu e no Reino Unido.

A página não comenta esse assunto, mas as três áreas mencionadas são conhecidas por terem leis de proteção de dados mais rígidas, o que deve pesar na decisão. O concorrente Threads, da Meta, não está disponível na Europa também por questões legais, por exemplo.

Recentemente, o X atualizou sua política de privacidade para incluir a coleta de dados biométricos, já preparando o terreno para o processo de verificação lançado nessa sexta.

A rede também vai coletar informações educacionais e profissionais. Futuramente, ela deve incluir recursos para oferecer vagas e recrutar candidatos.

Com informações: TechCrunch, Twitter
X/Twitter dá opção de verificar conta usando documento, mas só para quem paga

X/Twitter dá opção de verificar conta usando documento, mas só para quem paga
Fonte: Tecnoblog