Cruise retoma operações de robotáxis, mas sem passageiros

Cruise retoma operações de robotáxis, mas sem passageiros

Cruise reinicia atividades dos robotáxis para testes, passageiros nos veículos, por enquanto, só em fotos antigas (Imagem: Divulgação/Cruise)

A Cruise, empresa de robotáxis da GM Motors, anunciou a retomada das suas atividades — mas apenas para testes. Esses testes do serviço de táxi autônomo utilizarão motoristas humanos. Ainda assim, a Cruise informou que não haverá uso da direção autônoma nessa fase da retomada.

A Cruise revelara em fevereiro os seus planos de retomar os testes dos veículos autônomos. No entanto, ela havia explicado que a ideia era usar motoristas humanos como supervisão. Essa informação contrasta com o anúncio desta semana, no qual a direção autônoma não será usada.

Testes visam coletar dados e melhorar sistema

Segundo explicado pela Cruise, o objetivo dos testes é melhorar o sistema de direção, coletando mais dados para aprimorar o modelo de machine learning do robotáxi. A etapa seguinte, de acordo com a empresa, é realizar testes usando a direção autônoma — mantendo os motoristas humanos para supervisionar o veículo.

Melhoria no sistema do robotáxi deve melhorar percepção do material da via, falha que gerou incidente em que o carro atolou em concreto fresco (Imagem: @Name_Is_Nobody/Twitter)

A escolha de Phoenix, capital do Arizona, para a retomada dos testes, segundo a Cruise, é o histórico da cidade em apoiar inovação automotiva. Outro ponto que favoreceu a escolha é que boa parte da força de trabalho da empresa mora em Phoenix.

Esse histórico de apoio pode ser lido de outra maneira: a população da capital do Arizona não incendiou veículos autônomos, como fez um grupo de pessoas em São Francisco, na Califórnia. A Cruise e a Waymo, “vítima” do incêndio, são criticadas na cidade devido a diversos problemas envolvendo seus carros: de engarrafamentos por problema de conexão até casos mais grave, como o atropelamento que envolveu um veículo da Cruise.

Este acidente do atropelamento antecedeu a cassação da licença da empresa na Califórnia. Após perder essa licença, a Cruise tomou a decisão de suspender seus serviços em todos os Estados Unidos. A empresa não publicou uma possível data para a retomada dos serviços de robotáxis.

Com informações: The Verge
Cruise retoma operações de robotáxis, mas sem passageiros

Cruise retoma operações de robotáxis, mas sem passageiros
Fonte: Tecnoblog