Para surpresa de ninguém, inteligência artificial está em toda parte

Para surpresa de ninguém, inteligência artificial está em toda parte

No dia 17 de janeiro, a Samsung realizou sua tradicional cerimônia de apresentação de novos produtos, o Unpacked. Mas a edição deste ano teve um tempero diferente. A Samsung divulgou o evento como a chegada do Galaxy AI.

Para surpresa de ninguém, a inteligência artificial está por toda parte (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Foram revelados os novos celulares da linha Galaxy, principal da empresa. Mas as especificações técnicas dificilmente chamaram tanta atenção quanto os recursos de inteligência artificial que a empresa tanto enfatizou.

Entre as possibilidades estão a tradução simultânea de mensagens e ligações, resumos de anotações e a edição de texto para tons diferentes (mais casual ou mais profissional, por exemplo). O interessante é que parte das funcionalidades roda de modo nativo no próprio celular.

Os anúncios não foram exatamente uma surpresa. Em tempos de ChatGPT e da corrida pelo desenvolvimento de modelos linguagem mais sofisticados, era questão de tempo até que a inteligência artificial generativa aparecesse nos smartphones. A Samsung apenas saltou na frente, pelo menos no sentido de surfar o hype do momento.

E este movimento também está acontecendo em outros segmentos. As empresas se mexem para descobrir onde dá para inserir ferramentas de inteligência artificial, e como torná-las úteis para o consumidor.

Inteligência artificial para todos

Na semana anterior ao Samsung Unpacked, outro importante evento de tecnologia aconteceu: o Consumer Eletronics Show, ou CES. O tema da edição de 2024 já dizia tudo: “AI for All”.

O Tecnoblog cobriu a feira de perto, e, como comentamos no Tecnocast 320, quase tudo que chamou a atenção este ano tinha a ver com inteligência artificial.

Quer fazer um bom bife, mas não confia nos seus dotes culinários? A grelha com IA te salva. Quer identificar pássaros com mais precisão? Binóculos com IA. Precisa ninar o seu filho(a)? A solução, obviamente, é o carrinho de bebê com IA.

Tudo isso é esperado numa CES. Sempre há dispositivos pitorescos ou ambiciosos demais, que talvez nem cheguem ao consumidor final. Mas a diretriz parece clara: colocar IA em tudo o que for possível.

Apesar dos produtos e aplicações meio esquisitos, há pelo menos um aspecto em que o uso de ferramentas de inteligência artificial faz bastante sentido: o uso dos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) para compreensão de linguagem natural.

Essa é a aposta por trás da integração do ChatGPT ao assistente de voz da Volkswagen, por exemplo. Alguns dos casos de uso envolvem pedidos para traçar rotas (“Quero ir para o lugar X”) ou acionar algum recurso do veículo, como o ar-condicionado e janelas.

Painel do Golf GTI com ChatGPT (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Na mesma lógica, um robô pessoal doméstico, como o apresentado pela LG, precisa entender o que seus donos pedem. Daí a necessidade de um sistema que entenda linguagem natural, e os LLMs estão aí para isso.

O potencial desses modelos de linguagem está posto, e agora as empresas procuram por utilidades práticas. Dentro desse contexto, há até quem prometa dispositivos totalmente inovadores.

No celular e além

Um dos destaques da CES foi o R1, gadget de inteligência artificial produzido pela Rabbit. A promessa do CEO, Jesse Lyu, é que o aparelho vai utilizar seus aplicativos para você.

O dispositivo seria capaz de entender uma ordem feita em linguagem natural, como “Me peça uma pizza”, e utilizar um aplicativo para solicitar a comida. O usuário precisaria apenas confirmar o pedido na tela do R1.

No portal da Rabbit, o usuário faz o login nos aplicativos que utiliza. É assim que o R1 fica sabendo exatamente onde pedir comida, ou fazer uma compra. Lyu chama essa tecnologia de modelo de ação; a lógica aí é que ele não apenas entende a linguagem, como um LLM, mas também é capaz de efetuar ações objetivas.

O R1 chega por um preço bem amigável para o mercado americano, US$ 199,00, o que certamente contribuiu para o sucesso das vendas. Cerca de dez mil unidades já foram comercializadas.

Jesse Lyu, CEO da Rabbit, apresenta o R1 (Divulgação)

Apesar da diferença de design e preço, a proposta do R1 é parecida com a do AI Pin, anunciado no ano passado. Dispositivos que executam ordens em linguagem natural, eliminando a fricção de navegar entre vários apps. Se isso representa uma ameaça ao gadget normalmente utilizado para rodar apps, o celular, precisamos esperar para ver.

No entanto, smartphones também podem ter acesso a modelos de linguagem, seja de forma nativa ou pela nuvem. E dificilmente a Samsung será a única a oferecer essa experiência a seus usuários.

Nos celulares e em gadgets que prometem substituí-los, em carros, TVs, eletrodomésticos: veremos inteligência artificial por todos os lados. Resta saber em quais segmentos ela vai se confirmar como uma evolução prática, e em quais passará como mais um dos hypes tecnológicos que ficaram para trás.
Para surpresa de ninguém, inteligência artificial está em toda parte

Para surpresa de ninguém, inteligência artificial está em toda parte
Fonte: Tecnoblog