Pessoas com deficiência visual poderão encontrar objetos com ajuda do Android
Pessoas com deficiência visual poderão encontrar objetos com ajuda do Android
Google anunciou novidades para o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
O Google vai atualizar sua ferramenta Lookout, do Android, para que ela possa ajudar pessoas com deficiência visual que estão procurando objetos ao seu redor. O novo recurso se chama Find e é capaz de localizar oito categorias de itens, instruindo o usuário a chegar até eles.
Após escolher uma das categorias, o usuário deve apontar a câmera do smartphone para seus arredores. O Find, então, dá instruções de direção e distância para chegar ao objeto desejado. Entre as opções, estão portas, copos, banheiros e carros, entre outros.
Lookout dá oito categorias de objetos para usuário escolher o que quer identificar (Imagem: Divulgação / Google)
As atualizações do Lookout foram anunciadas como parte do Dia Global da Conscientização sobre a Acessibilidade. O Lookout já existe há alguns anos. Ele é capaz de ler em voz alta rótulos, placas e documentos, ajudando pessoas cegas ou com baixa visão.
Infelizmente, nem todos os recursos estão disponíveis em português, como identificar cédulas e moedas de reais. As descrições de imagens geradas por IA, lançadas no início do ano, também estão disponíveis apenas em inglês, por enquanto.
Look to Speak terá modo com emojis, símbolos e fotos (Imagem: Divulgação / Google)
O Google também trouxe novidades para o aplicativo Look to Speak. Com ele, é possível escolher frases usando movimentos dos olhos — a frase selecionada é dita em voz alta pelo celular. A nova atualização traz um modo sem texto, usando apenas emojis, símbolos e fotos, para tornar a comunicação mais acessível.
Maps terá informações de acessibilidade
Além de Lookout e Look to Speak, o Maps também recebeu novidades. A versão web da plataforma ganhou informações sobre acessibilidade para cadeiras de roda, incluindo detalhes sobre banheiros e estacionamento.
Os aplicativos do Maps para Android e iOS também vão passar a contar com instruções de voz detalhadas e leitura de tela em todo o mundo e em todos os idiomas disponíveis no serviço. Estes recursos devem ajudar pessoas cegas ou com visão baixa.
Por fim, estabelecimentos poderão acrescentar informações sobre transmissão por Auracast. O Auracast permite transmitir áudio para vários dispositivos Bluetooth ao mesmo tempo e pode ser usado para conteúdos de acessibilidade.
Project Gameface chega ao Android
Ainda nos anúncios de acessibilidade, o Google vai liberar o Project Gameface para Android no GitHub. Com a iniciativa, pessoas com deficiência poderão usar expressões faciais e movimentos de cabeça para controlar um cursor de mouse para games.
A Apple também está trabalhando em recursos do tipo. Nesta quarta-feira, ela anunciou que o iPhone e o iPad usarão a câmera frontal para rastrear os olhos dos usuários, permitindo que pessoas com deficiência usem smartphones e tablets.
Com informações: Google, Engadget, The Verge, TechCrunch
Pessoas com deficiência visual poderão encontrar objetos com ajuda do Android
Pessoas com deficiência visual poderão encontrar objetos com ajuda do Android
Fonte: Tecnoblog
Comments are closed.